quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Confissões de C. a propósito de "Um Par de Sapatos..."

"Um Par de Sapatos para Antero Quijana"  foi meu primeiro conto escrito depois da publicação  de Eu vou Esquecer você em Paris (2007). Deparei-me com uma voz narrativa completamente modificada. Que horror! Mas, pensei que deveria ser por causa do tempo que passei sem escrever. Porém, a pedido do amigo Henrique Araújo, enviei uns contos para publicar no jornal O Povo, o que  trouxe a confirmação traumática da perda da minha voz .
Foto de C.C. e Arte de Marco Antonov.

Confesso que ainda estou me acostumando com a idéia de não estar muda, mas calada. Hoje, o estranho  é  Eu vou Esquecer você em Paris  e não " Um Par de Sapatos...". É como se vê numa fotografia antiga, no entanto,  são as palavras a imagem congelada .

Chamada para participar do Projeto Por mais Leitura-PML, no Dragão do Mar, em 2009 (será?), tirei "Um Par de Sapatos..." da gaveta, como se dissesse, vou assumir! Apresentei-o  como um conto de amor,  algo que  remetia às imagens poéticas dos sapatos de Van Gogh e do sapatos de Mario Quintana na janela da pensão onde morava em Porto Alegre. Tive uma boa recepção do público, afinal, todos procuramos o amor!

No entanto, ao apresentá-lo a um novo leitor-filósofo, tive minha armadilha desmontada. Não, aquele não era um conto de amor, mas de "esquecimento". O esquecimento  com todas as suas implicâncias. Será o "esquecimento"  meu medo, minha voz?

Defenestro, aqui, então "Um Par de Sapatos para Antero Quijana".

C.

Um comentário:

Raymundo Netto disse...

Gostei de seu conto, Carmie. Daria até para se fazer uma novela.

E o Milano? Divertindo-se?

Abraço e beijo (ou vice-versa)

Netto